CIDADE DE GONDOMAR

Gondomar é um nome e uma terra com ressonâncias históricas. Vários achados revelam as velhas raízes da vivência humana neste local desde a pré-história. A exploração das minas de ouro nas regiões próximas e a posição estratégica do “Crasto” comprovam a permanência dos Romanos nestas terras. Gondomar recebeu a Carta de Couto de D. Sancho I em 1193 que, mais tarde, foi confirmada pelo rei D. Afonso II, através das Inquirições. No reinado de D. Manuel I é outorgado o primeiro foral ao “Município de Gondomar”, em 1515.
O Município de Gondomar situa-se na Área Metropolitana do Porto, possui uma área de 130,7km2 e beneficia de uma extensão de rio Douro de aproximadamente 37 km. Este importante recurso confere-lhe fortes potencialidades ao nível do turismo náutico e de natureza. Neste contexto, sobressaem as praias fluviais, que pelo seu enquadramento paisagístico ímpar se afirmam como polos de grande atratividade na época balnear.
O Douro influencia também a gastronomia do Concelho onde o sável e a lampreia são os seus produtos mais emblemáticos. Para além destes segmentos destaca-se o riquíssimo património cultural e as tradições ancestrais de trabalhar a filigrana e a talha.
Gondomar é um destino multifacetado que proporciona aos seus visitantes experiências autênticas e diferenciadora.